domingo, 10 de janeiro de 2016

Concerto de Reis pela AMDF na Igreja Matriz da Erada

Olá!

Hoje venho partilhar convosco um pouco da minha noite de ontem. Uma noite marcada pela música que me deixou maravilhada, feliz, leve e inspirada =)

Quem me acompanha já sabe o quanto gosto de música e de cantar e ontem tive a oportunidade de assistir ao vivo a um concerto com orquestra e coro de câmara aqui na minha aldeia, Erada.
Esta iniciativa da Junta de Freguesia é de louvar. E só com muito empenho da Junta de Freguesia, da Paróquia e claro da Academia de Música e Dança do Fundão é que tal foi possível.

Confesso que só há poucos meses tive conhecimento desta academia, algo que me envergonha pois a cidade do Fundão fica a poucos minutos daqui. Mas, mais vale tarde do que nunca :)

A Academia de Música e Dança do Fundão nasceu no seio da Santa Casa da Misericórdia do Fundão no ano de 1994 como um Projecto de sensibilização dos jovens para as artes, tendo já no início a adesão de 106 alunos. O passo seguinte foi então o reconhecimento da Academia pelo Ministério da Educação a 6 de Dezembro de 1996. 
Esta Academia, embora jovem, tem tido um papel decisivo no Desenvolvimento Cultural da Região intervindo em actuações públicas através de Concertos, Intercâmbios, Audições, Ciclos Musicais.
Em paralelo e em parceria com a Câmara Municipal de Penamacor é criado um polo nesse concelho. Actualmente a AMDF é responsável por mais de 550 alunos
São de realçar os já tradicionais concertos do dia mundial da música, de Natal e de final do ano lectivo onde há a participação não só dos alunos como também dos professores integrantes da Academia e também os espectáculos de Dança, o “Estágio de orquestra juvenil de Cordas” e o Concurso Internacional “Cidade do Fundão”.
Os alunos da Academia têm participado em diversos Concursos Internacionais de Música realizados em Portugal, Espanha, França, Polónia e Rússia onde foram galardoados com mais de 100 prémios. 
Na diversidade destas acções procura-se enriquecer sempre os alunos alargando os seus horizontes no campo das artes

Foto durante o aquecimento. Retirada da pág. de facebook da AMDF
A AMDF trouxe apenas parte do seu Concerto de Natal pois como devem imaginar seria complicado logisticamente trazer todos os músicos e equipamento, mas esta pequena amostra do seu trabalho foi incrível e não esquecerei tão cedo.

O concerto dividiu-se em três parte e contou com a participação do Coro de Câmera, Orquestra de Sopros, Orquestra de Cordas e a colaboração dos professores da academia.

Para os mais interessados deixo o Programa para poderem pesquisar as músicas. ´


No la debemos dormir | Cancionero de Upsala
Carol of the bells |  Mykola Leontovych
Swing low, sweet chariot | Tradicional, arr. Josly
I'm gonna sing | Traditional Spiritual
Thank you for the Christmas | Tra. Jamaicana, arr. Bruno Martins
Coro de câmera
Direção Bruno Martins

Cascade Festival Overture | Mark Williams
Holidays highlights | Mark Williams
Christmas at the Movies | John Moss
Jingle Bells | Arr. C. Sockwell
Orquestra de Sopros 
Direção Carlos Salazar

Pastoralmesse, op. 24 | Karl Kempter
Orquestra
Coro de Cãmera
Soprano | Maria Mendes
Mezzo Soprano | Margarida Geraldes
Tenor | José Tavares
Barítono | André Prata
Orgão | João Paulo Cunha
Direcção | Bruno Martins

Jingle Bells | Trad. arr Carlos Branco
Todas as formações
Direção Bruno Martins



Já perto do final a AMDF ainda nos presenteou com um extra: Cegonha de Carlos Paião.

Foi uma noite encantada para todos os que estavam presentes, mas para uma pessoa em particular. O nosso Padre Rui Manique completou mais um aniversário ontem e para ele estava reservada uma surpresa, uma homenagem com contou com a presença dos seus familiares. Tão cedo não esquecerá este aniversário!



Outra coisa que não posso deixar de salientar é a acústica da nossa igreja. Já tinha percebido que depois das obras de requalificação tinha melhorado bastante, mas ainda não tinha tido oportunidade de apreciar desta forma. 

Espero que momentos destes se repitam pois são importantes para a comunidade e para estes jovens músicos. São portadores de um dom incrível e espero que todos tenham oportunidade de ir o mais longe possível. 
Parabéns a todos e um bem haja a todos os que proporcionaram esta noite magnifica. 

Facebook da AMDF
Página web da AMDF

Espero que tenham gostado ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário