domingo, 14 de setembro de 2014

Férias a passear #1 - Guarda e Belmonte

Cinco dias, quatro passeios e muita animação.

Após um ano de espera por umas merecidas férias, heis que o São Pedro me decide presentear com muitas nuvens e possibilidade de chuva. 
Ao inicio confesso que fiquei um pouco frustrada, pois tinha intenção de ir até a praia, mas acabei por ter umas férias bastante produtivas e divertidas.
Para quem ainda não sabe, pratico geocaching com os meus irmãos. Vontade de passear não nos falta e se podermos juntar a isso cultura geral e caça ao tesouro, melhor.

No primeiro dia de férias resolvemos ir almoçar a cidade da Guarda e na volta visitar o castelo de Belmonte. Nesse dia, por acaso não andamos a "caça". Acabamos por perder sempre algum tempo com as buscas e queríamos apenas relaxar.

Guarda, sede de distrito, é a cidade mais alta de Portugal, e é conhecida como «A cidade dos 5 F's»

1- Forte: a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força;
2- Farta: devido à riqueza do vale do Mondego
3- Fria: a proximidade à Serra da Estrela explica este F;
4- Fiel: porque Álvaro Gil Cabral – que foi Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Álvares Cabral – recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda Fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;
5- Formosa: pela sua natural beleza.


A nossa visita desta vez ficou apenas pelo Shoping onde almoçamos, pela Egitana Musical, uma loja de musica onde fui muito bem atendida, o Castelo, a Sé e a Goodbuy Guarda, uma loja de artigos em usados e criativos.

Já conhecia a Goodbuy Guarda, através do facebook e tinha bastante curiosidade em conhecer a loja física. Fiquei surpreendida com a variedade de artigos que vendem. Móveis reciclados, jogos, material escolar, roupa, bijuteria... e livros. Muitos livros!! 
Já tinha trocado algumas mensagens no facebook por causa de livros da Mafalda. Tenho apenas um e gostava de comprar mais. Foi engraçado ser abordada na loja "É você a menina da Mafalda?" ^.^ . Tembém me garantiram ter já arranjado uma fornecedora de livros e assim que os tivessem na loja entravam em contacto comigo. Espectacular!!!! Muito bem recebida nesta loja, diferente, dinâmica, profissional  e que costuma marcar presença nas feiras de antiguidades na Guarda. 


 Espreitem lá no facebook https://www.facebook.com/goodbuyguarda

Depois de muito bem recebida pelas gentes da Guarda e com o lanche tomado a beira da Sé, seguimos caminho para casa com uma visita ao castelo de Belmonte.

Belmonte, berço do navegador Pedro Alvares Cabral é uma vila do distrito de Castelo Branco com forte presença Judaica. 

O castelo de Belmonte é medieval e as primeiras notícias históricas datam do reinado de D. Afonso Henriques (1112-1185). Comparativamente a alguns castelos que já visitei, este aparentemente encontra-se em bom estado. Já tinha visitado durante uma feira medieval que acontece todos os anos em meados de Agosto, mas nesta pequena visita encontrava-se fechado. 
Ficámos pela vista das muralhas e das casas em seu redor. Gostámos muito deste local.


Chegamos a Belmonte perto da hora do pôr do sol, o que nos proporcionou belas imagens do céu, incluindo o Parélio ou Sun Dog. 

Para quem não sabe, by W: Um parélio é uma mancha brilhante comum em um halo solar.



É um fenómeno óptico atmosférico associado principalmente com a reflexão e refração da luz solar por pequenos cristais de gelo provenientes de nuvens cirrus ou cirrostratus. Frequentemente, dois parélios podem ser observados (um de cada lado do sol) simultaneamente.

E começou assim a minha semana de férias, um belo passeio a norte de casa com um por do sol fantástico.

Espero que tenham gostado. Não foi fácil seleccionas as fotografias mas gostei do resultado ;)
Beijinhos



Sem comentários:

Enviar um comentário