domingo, 20 de abril de 2014

Boa Páscoa para todos!!! Sugestão literária adequada ao momento.

Olá! Aleluia!!! ;)

Estava aqui a pensar com os meus botões, que livro já li e se adequa a este momento. A Páscoa!!

O que nos vem a mente são ovos de chocolate, amêndoas, o coelhinho e a Ressurreição de Cristo.
Católicos ou não, todos festejamos esta data mesmo que as razões não sejam as mesmas. É um momento de descanso, família e para os crentes, A Ressurreição de Cristo.
.
Eu não quero falar de religião e da história que todos conhecemos, mas há um tempo atrás participei num teatro/musical religioso, uma Via-sacra moderna que me marcou muito.
Não fiquei mais crente por isso mas todo o simbolismo da morte e ressurreição, da cruz como salvação, fez-me pensar um pouco na vida e nos meus problemas. Todas as personagens carregavam a sua cruz ( a sua crise) e morreram. Mas acabaram por voltar a vida. Foi a cruz (Jesus) que as salvou. 

Para mim foi mais que isso. 
É uma mania que tenho de ir mais além do que tenho a frente dos olhos. 
Acho que em determinada altura da minha vida eu morri... algum tempo depois, voltei a vida e cada vez com mais força. Não, não foi a cruz que me salvou, não sei bem o quê e como foi. 
Passei por várias crises e delas saí sempre mais forte. Em todas descobri um pouco de mim e o poder que tenho. Eu controlo a minha vida. Também erro, mas estou consciente de que sou responsável por todos os meus atos. Não me martirizo e vou a luta.
Cresci com as minhas crises, não sou produto delas, mas do meu sucesso.

Todos nós temos as nossas crises. Na adolescência era todos os dias. O amor era a causa, quase sempre. Quem não punha aquela música "remélica" que fazia pensar na pessoa amada, num acto de masoquismo para ir bem fundo, muito fundo, ficar horas a chorar a pensar na vida e na infelicidade de não ser correspondido? Eu fazia isso, morria e depois de chorar muito, limpava a cara e era uma nova pessoa. ( Até chegar a escola ao outro dia e aí vinha uma nova crise :P ).

Isto só para dizer que a Páscoa para mim significa renovação. Um momento para reflectir sobre os problemas e as suas soluções. Há sempre esperança e forças onde normalmente não procuramos... em nós. É um momento para PARAR, encontrar-me, reunir armas e continuar na luta. O sorriso é uma boa arma, e esta carrego hoje, quase me esqueci dela com tanta agitação. 

Muito blá blá e ainda não falei do livro =], 

Este livro custou-me 1€. Estava perdido num expositor no pingo doce e não podia deixa-lo lá. Chegou em boa altura, não me lembro de nenhuma passagem em concreto e talvez hoje não me tocasse tanto, pois entretanto já estou bem melhor. Mas, naquela altura encorajou-me muito. É esse o objetivo da auto-ajuda. é um livro que tal com o título indica, mostra o lado bom das crises. 

"(...) os problemas trazem-nos ensinamentos, experiências e oportunidades, que nos tornam melhores e permitem a vivência da satisfação interior, da felicidade autêntica."

" São os insucessos que nos fazem renascer. O sucesso faz parte do sistema; embala-nos, protege-nos, deixa-nos livres, deixa-nos onde estamos. Apenas o insucesso nos abre caminho e rasga a cortina..."
Esta é a minha sugestão para este momento. Já a algum tempo que não leio nada deste género. Este livro lê-se numa tarde. Se um dia encontrarem comprem, vale sempre a pena reflectir um poupo. Parar e pensar, é sempre bom.
É um texto um pouco diferente do normal, mas espero que tenha passado a mensagem. Tudo tem solução e nada acontece por acaso. Sei que por vezes a vida é injusta e custa ultrapassar certos momentos, mas há formas de superar, tudo passa e nós ficamos mais fortes.

Boa Páscoa!!!
 E viva Jesus (o outro, não queria falar disso mas ele ressuscitou este ano também :p )

Beijinho


Sem comentários:

Enviar um comentário