terça-feira, 17 de novembro de 2015

Por uma vida mais saudável #1 - Como (e) emagreço

Olá, tudo bem?

Estou numa nova fase, mais virada para a minha saúde e a linha. 
Não deixei os livros de parte mas confesso que a minha atenção nestes últimos meses anda mais virada para os tachos e a procura de uma vida mais saudável.
O meu objectivo inicial quando comecei com a dieta era mesmo emagrecer, mas acabou por despertar em mim uma mudança que tem tudo para se manter. 
O verão estava à porta e não me sentia bem no corpo que tinha, então decidi fazer dieta e cuidar mais de mim. Já tinha feito imensas dietas e maluquices para emagrecer nos últimos anos, mas esta experiência foi bem diferente, mais consciente, mais madura, mais planeada e com isso consegui obter melhores resultados e mudar bastante o meu estilo de alimentação. 
O outono chegou, vai passando e a vontade de manter uma alimentação melhor continua. É uma surpresa para mim, pois a esta altura já devia estar a atacar tudo o que era fast food e sem preocupações porque a roupa tapa as gordurinhas a mais. Mas não! A verdade é que quando começamos a comer melhor e sem sacrifícios o corpo e a mente habituam-se e não querem voltar aos disparates anteriores. 
Esta é parte da experiência que partilhei no meu instagram, catiasv.
Partilhar publicamente um desafio é uma excelente forma de compromisso e uma meio de contágio para outras pessoas que estão a precisar de ideias e motivação.
Obviamente não faço do instagram o meu nutricionista mas retiro bastantes ideias para as minhas receitas e encontro motivação nas horas mais complicadas.
Fazer mudanças é fácil, manter, nem tanto mas o importante é não desistir e se cairmos na tentação temos de compensar depois e tratar o corpo como ele merece.
Toda a gente sabe que uma alimentação variada, com menos açucar e gorduras é a opção mais saudável, mas custa imenso deixar de comer certas coisas que adoramos. Temia ficar mais irritada e ansiosa por me estar a privar de certos doces e salgados, mas curiosamente fui ficando mais calma, menos stressada e o facto de me sentir com mais energia deixava-me alegre e mais motivada.
Hoje estou certa que esta mudança era necessária, não só pela minha saúde, mas também pela do meu filho e envolve-lo nesta aventura não foi difícil felizmente, pois ele gosta de vegetais e fruta. 
Esta experiência é o inicio de um estilo de vida que eu quero que ele compreenda e adote. Quero que ele cresça saudável e que aprenda a fazer boas escolhas no dia a dia. Não quero que se torne um jovem obeso e doente. Com dez anos já tem algum peso a mais e vale-lhe a sua altura para equilibrar, é um guloso e gosta de tudo, por isso  tenho de ter bastante cuidado e imaginação para lhe passar bons ensinamentos.
Novos alimentos, novos sabores e novas receitas passaram a fazer parte da nossa rotina e até agora tem corrido muito bem.
Algumas pessoas têm perguntado sobre algumas receitas que faço e dicas para uma alimentação mais saudável, então decidi começar a partilhar aqui algumas das minhas escolhas e truques. 
Partilho o que mais gosto e o que resulta comigo. 
Sinto-me com mais energia, mais leve e alegre. E emagreci! A roupa e a balança comprovam. \o/ Sinto-me melhor mas como ainda não voltei ao médico não faço ideia como o meu organismo está a reagir, não faço análises de sangue à vários meses, no entanto apesar da curiosidade, não à motivos nem pressas para isso

Espero que participem e que estes sejam momentos de partilha. Podem comentar e deixar sugestões. =)

Sem comentários:

Enviar um comentário