segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Opinião - A Fúria dos Reis de George R. R. Martin


Sinopse:

O terceiro volume de As Crónicas de Gelo e Fogo, a melhor série de fantasia da actualidade. 

Quando um cometa vermelho surge nos céus de Westeros encontra os Sete Reinos em plena guerra civil. Os combates estendem-se pelas terras fluviais e os grandes exércitos dos Stark e dos Lannister preparam-se para o derradeiro embate. No seu domínio insular, Stannis, irmão do falecido Rei Robert, luta por construir um exército que suporte a sua reivindicação ao trono e alia-se a uma misteriosa religião vinda do oriente. Mas não é o único, pois o seu irmão mais novo também se proclama rei, suportado por uma hoste que reúne quase todas as forças do sul. Para pior as coisas, nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy planeiam a vingança contra aqueles que os humilharam dez anos atrás.O Trono de Ferro é ocupado pelo caprichoso filho de Robert, Joffrey, mas quem de facto governa é a sua cruel e maquiavélica mãe. Com a afluência de refugiados e um fornecimento insuficiente de mantimentos, a cidade transformou-se num lugar perigoso, e a Corte aguarda com medo o momento em que os dois irmãos do falecido rei avancem contra ela. Mas quando finalmente o fazem, não é contra a cidade que investem...O que os Sete Reinos não sabem é que nada disto se compara ao derradeiro perigo que se avizinha: no distante Leste, os dragões crescem em poder, e não faltará muito para que cheguem com fogo e morte!

E continuam as aventuras por terras de Westeros. 
Em comparação com os volumes anteriores, este tem mais acção e acontecimentos surpreendentes, mas segundo me consta não é dos mais interessantes da saga... Isso quer dizer que o melhor está para vir.
Tyrion e Arya continuam a ser os meus favoritos e ainda não foi desta que Daenerys Targaryen me conquistou nos livros.
Neste volume temos um cometa com uma enorme e incandescente cauda. Cada povo tem a sua crença e superstições e vai ser interessante perceber o que cada um pensa a respeito desse fenómeno. 
O Inverno está a chegar e com ele a guerra que se espalha por todo o reino.
Joffrey sobe ao trono, mas é a sua mãe que assume o poder. Poder esse, controlado por Tyrion. Alguém tem de por ordem naquela casa. Mas será ele capaz?
Enquanto isto, os dragões de Daenerys Targaryen crescem de boa saúde e ela continua decidida a reconquistar o trono que supostamente é seu de direito.
Para além de Jofrey, mais três "reis" lutam pelo poder e a guerra continua a espalhar-se pelo reino. Mas esta guerra não se faz só com espadas e forças ocultas começam a surgir, forças que o ferro e aço pouco podem fazer para conter. Qual será o primeiro rei a cair? 
Esta série promete e mais uma vez convido todos para ler. É mesmo fascinante!!

Beijinho e boas leituras!