terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Tag Os Reis - Autoria da Guerra dos Sonos com a ajuda do Pirata

Olá!

Como hoje é Dia de Reis e o Menino Jesus não é o único que merece prendas, trago também uma para os leitores do blog. 
É uma oferta minha e do Pirata que há muito queria criar um Tag. Como ele gosta muito da história de Portugal, principalmente dos nossos Reis, decidimos criar uma Tag inspirada em alguns dos nossos Reis e lança-la neste dia. 

A ideia é relembrar algumas personagens históricas e descobrir o porquê dos cognomes de alguns reis. O Pirata está a adorar estudar esta matéria e contagiou a família toda. 

Então cá vai... (com as nossas respostas)


D. Afonso Henriques, o Conquistador 

Foi o primeiro rei de Portugal e conquistou território até Lisboa e Alentejo. O seu cognome é o Conquistador, porque conquistou muitas terras aos Mouros. Reinou entre 1143 e 1185.

Qual foi o primeiro livro que leste ou te fez apaixonar pela leitura?


D. Afonso II, o Gordo 

Convoca as primeiras cortes portuguesas, em Coimbra (1211). O seu cognome é o Gordo, por ser muito gordo. Reinou entre 1211 e 1223.

Qual o livro mais volumoso da tua estante?


 

D. Dinis, o Lavrador

Incentivou o comércio, a cultura, a agricultura e mandou plantar o pinhal de Leiria, daí o seu cognome. Reinou entre 1279 e 1325.

Escolhe um livro em que grande parte da história se passe numa floresta.



D. Afonso IV, o Bravo 


Tomou medidas muito polémicas e chamou toda a justiça do reino para as suas mãos. O seu cognome é o Bravo por ter lutado com bravura na batalha do Salado. Reinou entre 1325 e 1357.

Escolhe um livro com um dos teus heróis favoritos.


D. Fernado, o Formoso

Gerou conflitos com Castela que levaram à crise de 1383/1385. O seu cognome é o Formoso pela sua beleza física. Reinou entre 1367 e 1383.

Escolhe o livro com a capa mais bonita da tua estante.



D. João I. o De Boa Memória 

Aos seus filhos é chamada a «Ínclita Geração» por todos serem muito cultos. O seu cognome é o De Boa Memória pela grande recordação que deixou em todos os Portugueses. Reinou entre 1385 e 1433.

Escolhe um livro que nunca irás esquecer, pelos melhores motivos.

 

D. João II, o Príncipe Perfeito

Assina o Tratado de Tordesilhas que divide o Mundo em dois (1494). Não deixa descendência. O seu cognome é o Príncipe Perfeito pelo talento e lucidez com que conduziu o país. Reinou entre 1481 e 1495.

Escolhe um livro que te deixou com um sentimento de amor/ódio.

 

D. Sebastião, o Desejado 

Desapareceu na Batalha de Alcácer-Quibir.  O seu cognome é o Desejado por ter sido muito pretendido antes de nascer. Reinou entre 1557/1578.

Que livro desejas muito juntar a tua biblioteca?



9º D. Luis, o Popular

Participa na delineação do Mapa Cor-de-Rosa em África. Nascem vários partidos políticos diferentes.O seu cognome é o Popular pela simpatia que o povo tinha por ele. Reinou entre 1861/1889.

Escolhe um livro de um autor muito popular. 


10º D. Manuel, o Patriota

Tenta manter a estabilidade com o Partido Republicano, mas não consegue.Dá-se a Implantação da República. O seu cognome é o Patriota devido ao seu grande amor pelo seu país. Reinou entre 1908 e 1910.
Escolhe um livro que retrate um acontecimento da história de Portugal.


Espero que tenham gostado e se sintam desafiados a fazer. 
Divirtam-se ;)

Não se esqueçam de partilhar connosco as vossas respostas!! 

Beijinho 

Sem comentários:

Enviar um comentário