quinta-feira, 27 de março de 2014

Livros infantis #1 - O Bando dos Quatro

 O Bando dos Quatro de João Aguiar


Estes são só alguns dos livros que completam a coleção. Confesso que até a poucos dias o nome João Aguiar era totalmente desconhecido, apesar de ter um dos livros da coleção em casa e conhecer a série que passava na Tv. Tenho andado mesmo a dormir...
Depois de perceber quem era o escritor, e que era o autor destes livros, senti-me mal. Vou aconselhar o pirata a decorar sempre quem escreve os livros que ele lê.
Acho que vou investir nestes livros para o pirata, estão disponíveis no Wook e são muito baratos. Provavelmente também haverá em sites de leilões e quem sabe se não faço algum negócio =)


Segundo a Wikipédia:

O Bando dos Quatro, da autoria de João Aguiar e ilustrações de António Jorge Gonçalves é uma coleção de livros juvenis, publicada pela Editora ASA, e, actualmente, com mais vinte e nove volumes publicados (2008). Esta colecção é recomendada pelo Departamento da Educação Básico. O Bando dos Quatro foi adaptado do papel para a televisão pela TVI. A série foi reposta em Agosto de 2013, no +TVI.

 Sinopse:Na aldeia fictícia de Vila Rica, situada, segundo algumas referências, no concelho da Lourinhã, a vida corre devagar e, nada de especial parece ocorrer. Porém, de um momento para outro, estranhos assaltos começam a ocorrer, luzes estranhas aparecem no céu, pessoas nunca antes vistas chegam à aldeia e, entre outros acontecimentos. Então, um grupo quatro jovens em idade pré-adolescente, os irmãos Carlos e Álvaro, com os amigos comuns Frederico e Catarina começam a investigar o que se passa por sua conta e risco, formando assim um grupo de investigação chamado "O Bando dos Quatro". Inicialmente a ideia não agrada nada aos adultos da terra, pois os quatro jovens irão correr os mais perigosos riscos. Mas, com o passar dos tempos, o Professor João dos Santos, outro filho da terra, historiador recém-reformado que, regressara à aldeia após um longo período de trabalho em Lisboa e, tio materno dos irmãos Carlos e Álvaro, decide dar todo o apoio aos quatro jovens durante as investigações, correndo também ele sérios riscos.

Fica a sugestão. Espero que gostem.
Se tiverem sugestões de outros livros do mesmo autor são bem vindas.

Bjos e boas leituras 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Tenho o teu número de Sophie Kinsella

Sinopse
Dez dias antes do casamento, Poppy perde o anel de noivado. Desesperada, Poppy começa a telefonar a toda a gente para pedir ajuda e alguém lhe arranca o telemóvel da mão! Também o roubaram! Como irão agora avisá-la se encontrarem o anel? E, imediatamente, Poppy vê um telemóvel num caixote do lixo, um telemóvel abandonado de que ela precisa urgentemente. Poppy dá o seu novo número a todos os amigos e também atende as chamadas recebidas e lê as mensagens endereçadas à anterior proprietária, a secretária (que acaba de se demitir) de Sam Roxton, um empresário importante. Enquanto continua à procura do anel, Poppy mantem-se em contacto com Sam Roxton, o novo proprietário do telefone. Sam vai deixá-la ficar com o aparelho, desde que ela lhe reencaminhe todas as mensagens que receber, mas às vezes Poppy responde por Sam em assuntos profissionais e também pessoais. Não se contém. Sam também começa a opinar sobre a vida de Poppy, o seu casamento, sobre os sogros e até sobre o noivo, que talvez, não seja tão maravilhoso como ela pensava.

Este é um livro fantástico que em Portugal parece não estar a fazer muito sucesso, pelo menos eu nunca tinha visto aqui na Web, desconhecia totalmente até a Catarina do blogue Little House Of Books falar sobre ele. Confesso que não comprava um livro com esta capa, sim é bonitinha, romântica, fofinha... mas não o meu tipo de capa favorita. Se o visse numa loja nem lhe pegava, o que é pena porque este livro é muito bom, mesmo.

Li o e-book brasileiro, nem sempre me agradam, mas neste tipo de romances até acho divertido.

Gostei do livro desde o inicio, a Poppy é muito divertida. O facto de ser ela a narrar a história aproximou-me logo e ao longo do livro, identifiquei-me muito com ela.

Poppy está noiva de Magnus e perde o seu anel de noivado, num hotel, anel que está na família do noivo a três gerações. Desesperada começa a dar o número de telemóvel a toda a gente, na esperança que alguém o encontre e assim o recupere. Para piorar as coisas, acabam por lhe roubar o télemovel.
Este livro é cheio de surpresas. Poppy miracolosamente encontra um telemóvel que pertence a um empresário, Sam Roxton. E ai começa uma aventura cheia de peripécias, para recuperar o anel e para manter o telemóvel consigo, pois deu o novo numero a toda a gente. Há muito que não me divertia tanto com um livro e depois da última leitura, foi bom para me libertar. 
Gostei das personagens. Das alterações de Poppy e Sam que com a convivência e metendo-se na vida um do outro, fazendo análises bem sinceras, obrigaram-se a repensar na vida e no que realmente era importante para eles. Gostei das notas que finalizavam cada capítulo, com um complemento aos pensamentos de Poppy, pequenos apartes que me divertiram. Gostei do final, obviamente feliz e é sempre bom quando um livro nos rouba uns sorrisos.

Não quero falar muito da história, para se surpreenderem como eu e porque vou deixar o vídeo da Catarina. É um livro que recomendo, não sei com é a tradução portuguesa pois li a brasileira, mas espero que agrade.
Deixo capa de outras edições, para perceberem a minha frustração em relação a portuguesa. =)

Foi o primeiro livro que li da autora e vou ler mais de certeza.

Beijo e boas leituras!!


Outras edições








segunda-feira, 24 de março de 2014

TAG- Encontre o livro (para a estante do Pirata)

Já vi alguma tags e acho engraçadas tanto em vídeo como com fotos nos blogues. 

Andei estes dias a pensar com havia de começar a apresentar a Estante do Pirata e surgiu a ideia de fazer uma Tag de escolha de livros. Lembrei-me de uma que tinha visto em alguns canais brasileiros e foi fácil encontrar.

Foi muito divertido fazer isto com o meu filho. Levamos o Pc para a sala, ele lia o tópico e a seguir ia cada um para o seu quarto procurar o livro que pedia a Tag.
Foi tão bom vê-lo divertir-se, estava empenhado e a adorar estar a brincar com a mãe (por vezes falta um pouco). Foi uma competição para ele, muito saudável e quando foi preciso houve ajuda de parte a parte.

Mas vamos ao que interessa. =)


Tag criada por TheLibraryOfSarah e adaptada para o português pela Mari do Psychobooks.

Como fizemos em conjunto vou usar a mesma foto para mostrar a escolha de cada um. 

1) Encontre um livro com a letra z (no título ou no nome do autor)


 2) Encontre um livro clássico
O Pirata tem piada =)

3) Encontre um livro com uma chave na capa
0-1 para a mãe
 4) Encontre algo que não seja um livro


5) Encontre seu livro mais velho
Alguém comeu o veado!! O livro do Hall Caine é emprestado, para ler brevemente e devolver ao dono.
 6) Encontre um livro com uma garota na capa
Quase...

7) Encontre um livro com um animal

8) Encontre um livro com um protagonista masculino

9) Encontre um livro com apenas letras na capa
0-2 rsrs
10) Encontre um livro com ilustrações


11) Encontre um livro com letras douradas


12) Encontre um diário, fictício ou real

(não há nenhum)


13) Encontre um livro cujo autor tenha um nome comum

14) Encontre um livro que tenha um "close up"
É o que há :p
 15) Encontre um livro que se passa no período mais remoto
Sem hipótese!
 16) Encontre um livro hard cover sem a jacket

17) Encontre um livro de cor turquesa
Segundo o google...

18) Encontre um livro com estrelas na capa

19) Um livro que não seja Young Adoult

Espero que tenham gostado e se quiserem saber informação de algum livro é só pedir.

Boas leituras e incentivem sempre as crianças a ler!
Beijinho ;) 














quarta-feira, 19 de março de 2014

Se eu fosse Eu





Se eu Fosse Eu - Clarice Lispector

"Quando não sei onde guardei um papel importante e a procura se revela inútil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse um papel importante para guardar, que lugar escolheria? Às vezes dá certo. Mas muitas vezes fico tão pressionada pela frase "se eu fosse eu", que a procura do papel se torna secundária, e começo a pensar. Diria melhor, sentir.

E não me sinto bem. Experimente: se você fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser levemente locomovida do lugar onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas, e mudavam inteiramente de vida. Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua porque até minha fisionomia teria mudado. Como?não sei.

Metade das coisas que eu faria se eu fosse eu, não posso contar. Acho, por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo o que é meu, e confiaria o futuro ao futuro.

"Se eu fosse eu" parece representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no desconhecido. No entanto tenho a intuição de que, passadas as primeiras chamadas loucuras da festa que seria, teríamos enfim a experiência do mundo. Bem sei, experimentaríamos enfim em pleno a dor do mundo. E a nossa dor, aquela que aprendemos a não sentir. Mas também seríamos por vezes tomados de um êxtase de alegria pura e legítima que mal posso adivinhar. Não, acho que já estou de algum modo adivinhando porque me senti sorrindo e também senti uma espécie de pudor que se tem diante do que é grande demais".

(Texto extraído do livro A Descoberta do Mundo)

...................................................................

Se eu fosse eu. Se tu fosses tu. Se tu e eles fossem eu. Se eu fosse vocês...

Porque comecei a ler?
Porque estou cada vez mais cansada de personagens inventadas e humanos com castelos de cartas...

Se eu fosse eu, escreveria um poema de raiva, de angustia,sarcástico... Ou serei eu apenas o meu próprio problema de expressão?



terça-feira, 18 de março de 2014

A estante do pirata


  O Pirata da casa tem-me pedido para falar também dos livros que ele lê. Resolvi então criar uma página para falar dos livros dele, os que lê e os que vou comprando.
     Também vou aproveitar para falar de novidades literárias do mundo infantil ou fazer recomendações. acho que me vou divertir muito com isto. É bom ver que o meu filho seguir os meus passos e gostar de ler. 
      Espero que seja útil para todos os piratas!

Boas leituras


segunda-feira, 17 de março de 2014

Eu quero...

Sinopse
O Silmarillion é um relato dos Tempos Antigos ou da Primeira Era do Mundo. Em O Senhor dos Anéis foram narrados os grandes acontecimentos do fim da Terceira Era; em O Silmarillion as histórias provêm de um passado muito mais remoto, quando Morgoth, o primeiro Senhor das Trevas, habitou a Terra Média e os Elfos Superiores o guerrearam para recuperar os Silmarils.


Sinopse:
Na Inglaterra dos nossos dias, bruxos e humanos vivem aparentemente integrados. Na realidade, os bruxos têm a sua própria sociedade secreta, as suas regras e a sua guerra, que divide os Bruxos Brancos, considerados «bons», e os Bruxos Negros, odiados e perseguidos pelos Brancos. O herói, Nathan, é filho de uma Bruxa Branca e de um Bruxo Negro e, portanto, considerado perigoso. Nathan é constantemente vigiado pelo Conselho dos Bruxos Brancos desde que nasceu e aos 16 anos é encarcerado e treinado para matar. Mas Nathan sabe que tem de fugir antes de completar 17 anos e a sua determinação é inabalável. Este é o romance de estreia de Sally Green e o primeiro volume de uma nova trilogia do género fantástico.

Sinopse
No ano em que se comemora o 40.º aniversário da Revolução dos Cravos, a publicação de Portugal, a Flor e a Foice, até aqui inédito em Portugal, promete dar que falar.
Escrito em 1975, em cima dos acontecimentos que então convulsionavam Portugal (e que eram acompanhados com entusiasmo e apreensão pela Europa e o resto do Mundo), Portugal, a Flor e a Foice é a observação pessoal que um português culto e estrangeirado faz do seu país em mudança.
Nesta apreciação aguda e de tom sempre crítico, todos os mitos da História Portuguesa são, senão destruídos, pelo menos questionados: o Sebastianismo, os Descobrimentos, Fátima; denunciadas instituições como a Monarquia e a Igreja; e impiedosamente escalpelizado não apenas o antigo regime mas também, e sobretudo, o 25 de Abril. Com acesso a círculos restritos nos anos que antecederam e sucederam a Abril de 1974, e a documentos ainda hoje classificados, J. Rentes de Carvalho faz uma História alternativa da Revolução e das suas figuras de proa, em que novos factos e relações de poder se conjugam num relato sui generis, revelador e, no mínimo, desconcertante.

Sinopse
São raríssimas as autoras portuguesas que abrem a porta da sua intimidade aos leitores. Ao fim de duas dezenas de títulos, Rita Ferro corre esse risco oferecendo-nos a narrativa diária de alguns meses da sua vida, sem artifícios literários, num dos períodos mais sombrios e no rescaldo de perdas nucleares: o maior amigo, a casa onde investiu todas as economias, a mãe, o afastamento daquele que pode ter sido o seu grande amor.

Veneza Pode Esperar é o balanço autobiográfico de uma pósfeminista pragmática, mas aberta ao mistério, às voltas com o malestar contemporâneo, ao longo de 240 páginas tonalizadas pelo humor, a auto-ironia e a amarga lucidez de quem sabe perder, onde o presente se confunde com a memória e a escritora com uma das suas personagens.

Trata-se do primeiro volume de um diário íntimo, coleccionável como um folhetim, sem happy end nem beijos ao pôr do Sol.
»»»»»»»»««««««««

Estes são alguns dos livros que eu quero ter na minha estante.

O Silmarillion para juntar a coleção Tolkien, li um pouco em formato e-book e gostei muito. Não li mais pois é um livro que quero ter e ler fisicamente.

"(...) E então as vozes dos Ainur, semelhantes a harpas e alaúdes, a flautas e trombetas, a violas e órgãos, e a inúmeros coros cantando com palavras, começaram a dar forma ao tema de Ilúvatar, criando uma sinfonia magnífica; e surgiu um som de melodias em eterna mutação, entretecidas em harmonia, as quais, superando a audição, alcançaram as profundezas e as alturas; e as moradas de Ilúvatar encheram-se até transbordar; e a música e o eco da música saíram para o Vazio, e este não estava mais vazio. (...)"

Isto no inicio convence-me logo. É mágico, bonito é suficiente para me fazer querer o livro.

Half Bad, apesar de não gostar muito de séries por demorar uma eternidade a ler, esta capa e a sinopse agradam-me. 

O A flor e a foice, de Rentes de Carvalho, conheci num programa de rádio, onde apresentaram o livro e entrevistaram o autor. Foi escrito logo após a revolução de Abril e parece tão actual. É a sua visão do país, naquela altura mas as criticas servem para os dias de hoje.

Veneza pode esperar, de Rita Ferro é o primeiro de uma série de diários que a autora tenciona escrever. Conheço a Rita Ferro do programa de rádio "Conversas de Raparigas" que dava na Antena 3 e adoro ouvi-la falar, é uma mulher controversa, sem papas na língua, que ou se adora ou odeia. A muito que queria ler um livro dela e acho que este vai ser o primeiro a morar na minha estante. Com esta capa não dá para resistir e sendo um diário posso conhecê-la melhor, parto do principio que seja muito cru e sincero.










domingo, 16 de março de 2014

Um piano para cavalos altos de Sandro William Junqueira - escuro e inquietante


Sinopse
Uma cidadela cercada pela natureza onde os lobos são ameaça. Um muro que serve de barreira. Uma sociedade exemplarmente organizada, anos após um grande desastre. Um governo que sabe que o medo é motor e que legisla música. Uma fábrica que produz empadas e apronta cremações. Um microcosmo familiar onde um filho é amarrado a um piano. Um homem dotado da capacidade de sonhar com aquilo que ainda não aconteceu, mas que é certo ir acontecer. Uma rebelião que se levanta. Um cavalo que não perde elegância. Um corvo que gralhará na hora da sorte.
Um Piano para Cavalos Altos pretende ser uma metáfora de um mundo regido pela ordem, pela disciplina. Uma premente reflexão sobre o poder: o poder do controlo, o poder da comunicação, o poder do corpo. 
QUE LIVRO INQUIETANTE!!
Uma cidade rodeada por um muro, ameaçada por lobos. Completamente organizada. Os habitantes são dados a conhecer pelo seu lado escuro o que os faz parecer estranhos. Na verdade todo o ambiente é estranho e vi o "filme" a cinzento e branco.

Não vou falar da história pois a sinopse já fala por si. Apenas acrescento algumas personagens, que não têm nome. 
- MINISTRO CALVO, chefe do governo, come empadas enquanto dita leis (que convidam a reflexão, as minhas partes favoritas)
- PROSTITUTA ANÃ, tem uma cama que fala onde todos os homens são iguais e ela que tem o poder
- MENSAGEIRO, trabalhador da fábrica e tem sonhos premunitórios
- DIRECTOR, usa luvas para esconder a falta de alguns dedos, marido da RUIVA com quem já não tem intimidade, pai do FILHO (o pianista) e patrão da CRIADA que tem um diário.
- OPERÁRIO, gosta de cenouras e quer ver o corvo gralhar

Eu aconselho vivamente este livro a quem gosta de encontrar reflexões no pior do ser humano. É uma leitura pesada onde eu encontrei beleza (não sei que palavra usar). O Sandro é genial e quero ler mais obras dele.
                 »»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««

Eu tive conhecimento deste livro a ver um vídeo da Tatiana Feltrin , ela falou de uma coleção de livros de novos autores portugueses que tinha sido lançada no Brasil e achei este curioso. Assim que ela disse que era sobre uma cidade rodeada por um muro, com habitantes estranhos e era um livro "escuro", tive de comprar!

Eu comecei algumas vezes o livro e abandonei, não por ser mau ou não me cativar, mas por estar tão bem escrito e tinha de ter calma para lê-lo devagar e apreciar cada frase, cada capitulo. 

Escrito com frases pequenas, mas claras, cruas e que convidam a reflexão. Este livro é sensacional, apesar da escrita pesada, que pode não agradar a toda gente.

Sandro William Junqueira é perito em descrever ao mais ínfimo pormenor, o feio e o mau. Isso desconcertou-me algumas vezes. Ele descreve o pior que há no ser humano, características, físicas, psicológicas e sociais. A linguagem e algumas situações, podem chocar alguns leitores e faze-los odiar o livro. Não foi o meu caso. (quem lê Chistopher Moore, aguenta a gramática, a única diferença é que não há humor e sátira, há desassossego ).

Este é um dos melhores livros que já li, ficou todo cheio de marcadores, tem passagens que eu quero saber de cor, lembrar por muito tempo.
Já alguém leu?


segunda-feira, 10 de março de 2014

Porque a Segunda feira é o meu dia favorito???

Porque....


Acho que ainda não tinha falado aqui no blog mas eu dou aulas de GUITARRA e CAVAQUINHO.
Não sou professora, nem tenho formação musical, mas aprendi a tocar guitarra sozinha e ao longo do tempo com muito esforço e ajuda dos amigos fui-me aperfeiçoando. Com o cavaquinho foi igual, ainda não sei muito mas o que sei dá para ensinar e vou aprendendo também ao longo das aulas, é uma descoberta constante.

(A)CORDA, é uma projecto que eu e um amigo criamos aqui na comunidade, para juntar pequenos e graúdos, com vontade de aprender a tocar, ou quem já sabe, partilhar conhecimentos. 

Fomos surpreendidos com cerca de 20 inscrições e as aulas têm sido um sucesso. A segunda são as aulas de guitarra (viola) e a quinta de cavaquinho.

E é por isto que gosto tanto das Segundas, é um orgulho partilhar o que sei e ver que algo tão simples de realizar, está a ser bem aceite e dar frutos deixa-me muito feliz.

Boa noite!!!!! 




terça-feira, 4 de março de 2014

Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade de Carina Portugal


Sinopse: Em pleno séc. XVI, a Inquisição lavra as terras de Inglaterra. Numa aldeia remota, um inocente amarrado à fogueira amaldiçoa todos aqueles que o condenaram à morte. As suas palavras acordam os espíritos da Natureza, e as gémeas Alaina e Leanora pressentem-no. Contudo, o que poderão fazer duas curandeiras para os deter? Além disso, ambas escondem um segredo que as poderá matar ‒ o seu próprio amor.

Este foi o primeiro conto que li da autora. Alias eu não costumo ler muitos contos, mas acho que faço mal. Eu gostei deste.

É uma história de amor e traição, numa época em que facilmente se condenava alguém a morte. As duas irmãs têm uma relação muito forte e isso permitiu que sobrevivessem unidas desde os doze anos. Altura em que já órfãs perderam os tios que cuidavam delas. Contam também com a protecção da mãe através dos brincos que usam. Mas será que o destino as vai manter unidas e em segurança? 

Os brincos que carregam podem protege-las dos espíritos mas será que as vão proteger dos humanos?

Descobre aqui:

https://www.goodreads.com/book/show/18750302-duas-gotas-de-sangue-e-um-corpo-para-a-eternidade

Espero que gostem.


domingo, 2 de março de 2014

Compras de Fevereiro - a mulher enlouqueceu!

E foi isso mesmo, eu enlouqueci. 

Foi um mês de compras impulsivas, e mais estranhas de sempre. Como o mês também foi estranho e eu fiz anos, dou um desconto, mas tenho de me portar melhor nos próximos meses.

O resultado foi este:

Ao inicio do mês estava um pouco depressiva, apetecia-me ler, mas nada muito longo, nem sério nem que me fizesse pensar muito na vida. Como tinha acabado de ler O Bobo de Christopher Moore e roubou-me algumas gargalhadas, pensei que comprar alguns livros de humor seria boa ideia. Um anti depressivo ali a mão. Não desvalorizo este tipo de livros e gosto bastante, alias os primeiros livros que comprei ou me ofereceram foram cronicas de humoristas, "O homem que mordeu o cão", "Tubo de ensaio", "As teorias de Nilton"...

Podem consultar a lista aqui:

A meio do mês surgiu "A grande aventura dos livros grátis" da presença onde ganhei dois livros, Observações de Jane Harris e Num breve fechar de olhos de Abbie Taylor. 

A última compra foi a trilogia d'O Senhor dos Anéis, já a algum tempo que queria estes livros e ao ver que estavam com 40% de desconto na Wook não resisti.

Este mês vou tentar resistir e não comprar mais livros. O próximo passo é poupar para uma estante nova pois a minha mini-estante já está cheia.

Bom mês de Março e boas leituras =) 

Leituras de Fevereiro

Este foi um mês muito produtivo, acho que não me lembro de ler 6 livros num mês. 

Este mês, apesar de ser o mais curto do ano, demorou muito a passar.
Ao inicio andava meio em baixo e talvez me tenha agarrado aos livros para fugir um pouco a realidade. Mas até me soube bem, cheguei ao final do mês mais animada e espero que com mais vontade de enfrentar a vida para além dos livros. (mês de Março a arrumar gavetas...)

Estes foram os livros que li:






Um piano para cavalos altos de Sandro William Junqueira 

Este último estou mesmo no fim, só depois de terminar dou opinião.

Os livros que gostei mais, foram "Até ao fim do mundo" (bem escrito, divertido e diferente) e "O que se leva desta vida" ( por me rever em algumas crónicas, por me fazer reflectir e pela escrita, realista, humana e com humor).

Espero que este mês corra tão bem como o passado.