segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Desafio "Um livro por mês" (6), A metamorfose de Kafka

  Ola! Tem sido tão complicado escrever no blogue, mas é por boas causas, tenho andado tão ocupada, com musicas, aulas de viola, teatros, preparação do Natal, um sem fim de coisas mas finalmente esta noite eu fui "obrigada" a parar e escrever mais um artigo para o Jornal da Banda.

Aqui fica mais Um livro por mês! Desta vez sobre A Metamorfose de Franz Kafka.




Autor: Franz Kafka
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 80
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722316521
Colecção: Obras Literárias Escolhidas

Sinopse: Kafka é uma das figuras que dominam ainda hoje os caminhos da literatura contemporânea. Os seus tempos, a solidão, o confronto com forças cujo controlo escapa aos personagens, situações labirínticas geradoras de obsessão ou culpa, são emblemáticos e particularmente significativos neste fim de século. «A Metamorfose», um dos seus livros mais poderosamente capazes de exprimir a angústia e o estranhamento, tem suscitado múltiplas leituras sem jamais esgotar a sua legibilidade.


  A Metamorfose, é um dos livros mais conhecidos e estudados de Franz Kafka. É também um dos maiores clássicos da literatura a nível Mundial. 
  É realmente uma pequena, grande obra, que se lê num dia. 
  O desespero do homem perante o absurdo do mundo é bem evidente não só nesta obra, mas como em todos os escritos de Kafka.

  Franz Kafka nasceu a 3 de Julho de 1883 em Praga, então pertencente ao império austro-húngaro, e morreu, de tuberculose, a 3 de Junho de 1924, a um mês de fazer 41 anos, perto de Viena.
  A sua vida foi muito marcada pela presença dominadora do pai, grande comerciante judeu, que apenas se preocupava com o seu sucesso pessoal e social, logo não via com bons olhos a actividade do filho, escritor.
  Esta relação pouco afectuosa com o pai, ao qual não se conseguia impor passa também para a sua escrita, onde a figura paterna é muito associada á opressão e humilhação, como nesta Metamorfose.
  Este conto é uma grande metáfora á condição humana. Mostra-nos como o ser humano pode viver completamente alienado da realidade, como a economia pode afectar a vida de uma família e como esta se torna tão hipócrita perante as dificuldades.

  Kafka conta-nos a história de Gregor Samsa, que um dia acorda sentindo-se muito estranho, nota que o seu corpo não está normal, mas só passado algum tempo percebe que está transformado num insecto. Gregor era quem sustentava a família e logo no início percebemos a pressão que essa responsabilidade trazia a sua vida. 
  Gregor, não acordou para o trabalho e nem sequer se conseguia levantar. A família começa a desconfiar que esteja doente, mas sempre chamando á sua responsabilidade, pois o chefe estava a espera que ele aparecesse ao trabalho. 
  Acabam por arrombar a porta do quanto e deparam-se com um insecto, que o pai tenta matar ao inicio, mas logo se apercebem que se trata de Gregor.
  A família tenta adaptar-se a nova realidade e arranjar formas de sustentar a casa, ao mesmo tempo que lidam com o problema maior, Gregor, inútil e asqueroso. O comportamento da família é surpreendente e leva a um desfecho que nem toda a gente pode estar a espera.

  Este livro é bastante filosófico, dei por mim muita vez a parar a leitura e pensar no que ia na cabeça de Gregor e em tudo o que se estava a passar.
  A metamorfose afecta Gregor e todos a sua volta. O desespero, o absurdo, levam a uma análise ao comportamento humano. 
  Como é que um livro tão pequeno, com uma história e linguagem tão simples, pode conter uma mensagem tão forte, tão real, contemporânea? Foi quando acabei de ler que entendi o porquê desta ser uma das grandes obras literárias mundiais. 

  Este é um livro que recomendo a toda e gente, mesmo os mais novos, pois embora não entendam bem o significado da história ela é cativante, um dia mais tarde vão lembrar-se e com mais maturidade perceber a grandeza desta obra.
  Fiquei com muita vontade de ler mais obras de Kafka, talvez volte em breve a falar de outra obra sua.

  “Certa manhã, ao acordar de sonhos inquietos, Gregor Samsa viu-se transformado num gigantesco insecto."

  “Quem é que, nesta família exausta e assoberbada de trabalho, ainda ia ter tempo para cuidar de Gregor para além do estritamente necessário?”

Fiquem bem e boas leitura, espero voltar a escrever em breve! bjinhos :)