quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Breve resumo do que li nas ultimas semanas

   É irónico ter criado um blogue para falar de livros, justamente no mês que li menos (preguiça mesmo)... 
   Imaginava eu por estes dias falar das leituras de julho ma apenas li O Pequeno Herói do Dostoievski. Comecei a ler o Alice no país das Maravilhas de Lewis Carroll, que só hoje terminei de ler.
  Este mês já li A minha história com BOB, de James Bowen, e Talvez um anjo, de Filipa Sáragga.
      
   Como o trabalho tem sido muito por estes dias não tenho conseguido parar muito tempo no computador, assim que dê falo com mais detalhe dos livros. 

   Alice levava-me para o pais dos sonhos, não sei se era a história ou o livro estava encantado, o que é certo é que assim que pegava nele dava-me sono e acabava por adormecer, o Diogo já brincava com a situação. Li o livro aos poucos e só terminei por teimosia, ao contrário do que esperava não me prendeu. 

  Já o Bob fez-me ter vontade de ter um gatinho, gostei de ler e fez-me reflectir sobre a dignidade humana, por vezes destruímos só pelo simples facto de ignorar ou julgar  pelas aparências. No fundo o que temos de mais importante são os laços que criamos com os outros, neste caso a amizade de James por Bob, serviu de inspiração para ele mudar o rumo da sua vida. É um livro para descontrair, mas que me deixou a pensar algumas vezes na minha atitude com os outros. Interessei-me mais pela história do James do que do seu gato. Vou falar depois deste livro e partilhar no Jornal da banda  em "Um livro por mês". 

  Talvez um anjo, é um livro bonito, adoro a capa, tem ilustrações muito boas, mas quanto ao conteúdo de certa forma desiludiu-me um pouco lá pelo meio. O livro fala-nos de Maria, uma menina que sofreu de cancro, mas uma menina muito especial, que aguentava as suas dores com muita coragem, que dava força a todos os que se cruzavam com ela, com um coração enorme, generoso e muito feliz apesar da sua situação. Fiquei confusa e ainda não sei bem o que dizer... se calhar é apenas falta de Fé, não sei, talvez seja demasiado cética para acreditar ou me comover com algumas impressões ... Maria era e continua a ser uma inspiração para todos e não duvido que é um anjo, mas pelas suas atitudes com os outros e a forma corajosa com que lidou com a doença até aos últimos dias.  
   Assim que me passe a birra falo com mais detalhes sobre o livro :)


  Resumindo: 

Julho



"Assemelham-se (...), aos desgovernados que conseguem enganar os outros tantas e tão variadas vezes, que eles próprios chegam a acreditar que tudo aquilo, que dizem, fazem ou deixam de fazer, tem a sua razão de ser. 
(...) 
Em resumo: um herói semelhante não passa no fim  de contas, duma bola colossal, inchada ao máximo  cheia de sentenças, frases em moda e provérbios"

( partes da descrição da personalidade do marido de Madame M, que eu achei brilhante)




Agosto




“ A princípio fora um choque, mas já me tinha começado a adaptar a isso. Na verdade, agradava-me. Sabia que parecia uma tolice para muita gente, mas pela primeira vez na vida tinha uma ideia do que era cuidar de uma criança. Bob era o meu bebé e certificar-me que ele estava quente, bem alimentado e em segurança era muito gratificante. E também assustador. “






"" Mas não vale a pena, agora, fingir que sou duas pessoas" pensava Alice, " pois já pouco resta de mim que dê para fazer uma pessoa que se veja!" 

(...) Vai ser uma coisa bem estranha, com certeza! mas hoje tudo está tão estranho! 

(...) nós aqui somos todos malucos. Eu sou maluco, tu és maluca. "



" Para atingir este grau de sabedoria é preciso sofrer, é preciso cair. Ninguém o atinge sem humildade nem provações. Talvez a Maria tenha conquistado essa felicidade tão rapidamente, e sem que nós a conseguíssemos entender, pelo tanto que sofreu e pelo seu esforço constante para voltar ao caminho."

" A fragilidade atraía-a e, como se levar amor fosse o seu chamamento, despreocupava-se em relação a tudo o que não fosse essencial. "






   Espero que este mês seja mais produtivo. Para já vou começar hoje mesmo a ler o
O Segredo de Compostela. Grande expectativa!! 

  Até a Próxima e podem comentar é sempre bom discutir pontos de vista!!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário