domingo, 28 de julho de 2013

O Segredo de Compostela

Eu quero!!!!




    Sinopse: O dia 28 de janeiro de 1879 tinha tudo para ficar marcado na história da cristandade. Depois de dias suados de escavações na catedral de Compostela, foi encontrado o túmulo onde se acreditava que repousavam os ossos do santo apóstolo.
Mas e se no destino final a que nos conduzem os místicos caminhos de Santiago se esconder um dos segredos mais bem guardados do Ocidente? Prisciliano, líder carismático do século IV e pioneiro defensor da igualdade das mulheres e dos valores do Cristianismo primitivo, é a figura preponderante neste enigma secular. Comprometido com a força da sua espiritualidade, viveu no coração os sobressaltos de um amor proibido, envolto em ciúmes e intrigas.
Ainda que aclamado bispo pelo povo, Prisciliano tornou-se no primeiro mártir da sua Igreja, a quem a História ainda não prestou o devido reconhecimento.
Depois de extraordinárias revelações, descubra neste fascinante romance respostas às inquietações que atravessam os tempos: Afinal, quem está sepultado no túmulo?
Qual o sentido atual das peregrinações a Santiago de Compostela?



    Para começar, quero dizer que não sou muito fã deste género de capas, quem convive comigo esta farto de me ouvir reclamar das capas dos livros, que agora são sempre fotos, nos romances rostos e florinhas, se já foi adaptado a filme têm a foto das personagens, noutros géneros são paisagens... verdade eu não sou muito fã dessas capas por isso tenho poucos romances, mas neste caso tenho de admitir que a capa até me agrada, (no geral, escapa).   

    Ouvi falar deste livro ontem no programa de rádio "A força das coisas" e entrou logo para a minha lista de livros que quero (comprar) ter. Santiago de Compostela é um local de grandes peregrinações, toda a gente já ouviu falar nos caminhos de Santiago. Fiquei a saber à pouco mais de um ano que a capela de São Sebastião aqui na Erada, é um ponto de passagem desses caminhos de Santiago. 
    Do local apenas sabia isso, mas ontem fiquei a saber que é um local de culto onde se diz estar o túmulo de  Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo. (Depois de saber, realmente faz todo sentido :) mas também não posso pensar em tudo, ne?)
   Este livro vai questionar isso sugerindo que o túmulo que leva milhões de pessoas aquela terra sagrada não é o de Santiago mas sim de um homem rejeitado pela igreja católica.
   Este livro vai fazer-me pesquisar sobre Santiago de Compostela, sobre este período histórico, império romano, a luta entre cristão e pagãos, sobre o apóstolo Santiago e sobre Prisciliano, que nunca ouvi falar mas ao que parece foi um homem adorado pelo povo e desprezado pela igreja. Quem foi este homem? Como viveu? Porque foi tão adorado pelo povo. 
   É o terceiro livro de Alberto S. Santos, presidente da câmara de Penafiel. 

 Curiosos?? Eu estou e muito :) e vamos se sinceros qualquer teoria que venha questionar verdades ditas absolutas, aguça-nos a curiosidade... podemos acreditar ou não, mas de certeza que nos torna mais críticos, ou então apenas ganhamos uns minutos bem passados a ler um romance histórico. 

  Boas leituras!! Hoje está um bom dia para ficar no sofá a ler